Tecnologias
Laser Transdérmico
Nd Yag 1064 – ETHEREA. Este é o laser dedicado a vasinhos, varicosidades e pequenas varizes.
O laser é um método físico que emite uma luz muito específica aplicada através da pele, sendo seletivamente absorvido pelo sangue, aquecendo-o sem aquecer os tecidos ao redor; ou seja, é um tipo de “escleroterapia térmica”. Abaixo alguns esclarecimentos de dúvidas frequentes:
- Como esse tipo de laser age no tratamento das varizes?
As pequenas veias são ocluídas pelo aquecimento gerado pelo laser e os melhores resultados são obtidos em telangiectasias (varicosidades) ou varizes de pequeno calibre.
- Existe contraindicação ao uso do laser?
Pacientes que possuem algumas doenças (como o vitiligo) e em uso de medicações fotossensibilizantes (como a isotretinoína) devem evitar o método.
- O tipo de pele interfere no tratamento?
Peles mais morenas absorvem mais o laser (devido à maior quantidade de melanina), mas os parâmetros do laser podem ser ajustados para cada tipo de pele.
- Durante o tratamento devo evitar a exposição ao sol?
Antes e depois do tratamento (em torno de 2 semanas) deve-se evitar exposição intensa ao sol, pois a pele fica fotossensibilizada.
- O tratamento com laser é indolor?
Há o desconforto de uma dor de leve intensidade, porém minimizado pelo uso do resfriamento da pele pelo ar gelado do Siberian Fit – esse método proporciona um tipo de menor percepção da dor, sendo quase equivalente a uma anestesia.
- O laser pode ser realizado em conjunto com outro método de escleroterapia?
Sim, este é o tratamento HÍBRIDO, associando o LASER às aplicações de escleroterapia. Proporciona ótimos resultados para varizes de pequenos calibre e varicosidades complexas (aquelas que misturam vários tamanhos e cores).
- Por que é importante que o laser para o tratamento das varizes seja realizado pelo médico cirurgião vascular?
A avaliação realizado pelo médico (que deve ser um especialista conhecedor da anatomia e da fisiopatologia da doença), permite a certeza do diagnóstico, a exclusão de doenças que teriam contraindicação ao uso do laser, bem como para realizar um adequado planejamento das aplicações, regulando os parâmetros do laser, e associando outros métodos quando necessário.
voltar